A educação pede socorro – Rádio Asa Branca 99,5 – A Rádio de Boa Viagem

A educação pede socorro

Recentemente numa pequena e pacata escola da zona rural deste recanto nordestino que parece está tão longe de tudo. Só parece. Pois a tecnologia e o capacidade de pesquisa dos bons profissionais da educação proporcionam o alcance ao conhecimento e a transformação do homem e da sociedade. E neste escola tem uma equipe assim. Pois bem, nas coincidências da vida, deparei-me, como sempre, com a mais pura e dura realidade que de algum modo me choca. Agradeço a Deus por não me acostumar com tudo isso.             Tenho certeza que existe uma saída.
Vendo o que diziam os pais dos alunos. Alí estava um pedido de socorro. O lado mais humano de cada um tentando achar uma saída.
Percebi que esta iniciativa, sozinha, “nossa” – escola e família não será o suficiente ou capaz de mudar a realidade perversa a qual enfrentam. É preciso unir forças com o setor produtivo, governos, instituições, sociedade em geral. E mais que isso. Uma mudança de atitude de cada adulto desse planeta para tentar salvar a nossa futura geração.
Não é sobre concordar ou não com o sistema é ser melhor para melhorarmos o nosso mundo. Não só investir em educação e conhecimento. É preciso melhorar a qualidade de vida daquelas famílias da zona rural – saúde, saneamento, emprego, renda, etc! – isso ajudaria muito na formação educacional de toda essa geração.          Fica aqui o meu apelo para que deem ao menos uma oportunidade de esperança aos nossos jovens que hoje, inconscientemente, dentro das suas limitação ainda acreditam num futuro melhor.
Infelizmente, milhões estão perdidos e só um milagre os salvaria. Se fizermos isso, estaríamos protegendo toda esta geração – o ato mais valioso nesta empreitada. Deixo aqui minha provocação: que tal começarmos a fazer algo?

 

Por Valdenir Rodrigues

www.instagram.com/valdenirfm99