Índice de vacinação contra a febre aftosa continua baixíssimo – Rádio Asa Branca 99,5 – A Rádio de Boa Viagem

Índice de vacinação contra a febre aftosa continua baixíssimo

A segunda etapa campanha de combate a febre aftosa termina no dia 02 de dezembro, até agora o índice de vacinação em Boa Viagem tem sido considerado baixíssimo de acordo com o técnico da Adagri Dr. Eudson Júnior.

Até o momento Boa Viagem chegou a apenas 33,79% do rebanho, já o município de Madalena vacinou mais, chegando ao índice de 42, 35%.

A Febre Aftosa é uma doença infecciosa aguda, causada por vírus, altamente contagiosa que atinge os bovinos, búfalos, ovinos, caprinos e suínos. Assim, basta apenas um foco desta doença (uma propriedade atingida) para haver restrição ao mercado tanto internacional como nacional, já que animais e produtos de origem animal ficam proibidos de serem comercializados para países livres ou áreas livres de febre aftosa.

É obrigatória a vacinação de animais com até 24 meses de idade

Depois do animal ser vacinado, o criador deverá declarar o até o dia 18 de dezembro. Devido a pandemia do novo coronavírus e a necessidade de medidas de distanciamento social, é preferível que a declaração seja realizada através Portal do Produtor, no site da Adagri (www.adagri.ce.gov.br). O criador também pode procurar um dos núcleos locais da Adagri, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) ou Secretarias de Agricultura do município parceiras da Agência na Campanha.

 

Sistema Asa Branca de Comunicação