Nove das 10 melhores escolas do Brasil são do Ceará, conforme notas do Ideb, Independência é Destaque – Rádio Asa Branca 99,5 – A Rádio de Boa Viagem

Nove das 10 melhores escolas do Brasil são do Ceará, conforme notas do Ideb, Independência é Destaque

Os resultados do Ceará no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019 garantiram destaque nacional ao Estado. Entre os anos iniciais do Ensino Fundamental – do 1º ao 5º –, nove das 10 escolas com índices mais altos do Brasil pertencem ao Ceará.

O maior índice na categoria de anos iniciais foi registrado na Escola de Ensino Fundamental (EEFMaria do Carmo Cardoso, da rede pública do município de Independência, a pouco mais de 300 Km da Capital. A unidade obteve nota 9,8 no ano passado, a mais alta do País. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (15) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Maria Socorro de Almeida Pimentel Silva, diretora da Escola Maria do Carmo Cardoso, conta que a instituição tem, atualmente, 350 alunos. Conforme a educadora, o trabalho em equipe e o entendimento de todos sobre a importância da educação foi o que fez a instituição chegar ao topo do ranking.

“Nossa escola tem estrutura pequena, mas aprendizagem grandiosa. É uma equipe com responsabilidade, compromisso, amor e dedicação. Isto vai do porteiro ao diretor”, compartilha a diretora.

Uma das medidas é estimular que o aluno não deixe de ir para as aulas. “Dois dias sem ele dentro da escola já é motivo de preocupação. Buscamos saber o que esse aluno está fazendo. Quando não conseguimos falar com o aluno ou com a família, vamos na casa dele. Há visita domiciliar para vermos o que aconteceu, incentivar e solucionar. O lugar da criança dentro da escola. Tentamos de todas as formas despertar o aluno para o aprender”, disse a diretora.

Em seguida no ranking, com índice de 9,7, estão as escolas José Carlos da Silva, de Quixeramobim, e José Augusto Ferreira, do município de Barroquinha. A única entre as 10 mais que não pertence ao Ceará é a Escola Municipal de Educação Básica Manoel Cotias de Jesus, situada em Jequiá da Praia, no Estado de Alagoas; a nota da unidade no Ideb 2019 também foi 9,7.

Mais destaques

Em relação aos anos finais do Ensino Fundamental – 6º ao 9º –, a rede pública cearense também se destacou: entre as 10 escolas com os maiores índices, sete são do Ceará. A maior nota do país (8,7) pertence à Escola Nossa Senhora Aparecida, do município de Granja.

O Estado se classificou, ainda, entre as unidades com os 10 índices mais altos no Ensino Médio. Nessa etapa, destacou-se a nota da Escola Estadual de Educação Profissionalizante (EEEP) Adriano Nobre, em Itapajé, que alcançou 7,1 no Ideb 2019.

Esforço

Para o governador Camilo Santana, os resultados são motivo de “orgulho”.

“Hoje, o Ceará é um exemplo, uma referência. Isso é resultado do esforço de cada um que se dedica à educação”, declarou durante live realizada nesta terça (15). Na ocasião, o gestor parabenizou professores, alunos e familiares de alunos da rede pública do Estado.

A proposta do Ideb, iniciativa criada pelo Inep, é de mensurar o desempenho do sistema educacional no Brasil a partir de uma análise que combina as notas alcançadas pelos estudantes em avaliações externas de larga escala e a taxa de aprovação, que indica a progressão dos estudantes entre etapas/anos na educação básica.

 

 

Sistema Asa Branca de Comunicação

FONTE: Diário do Nordeste